Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

6 passos para efetivamente tomar decisões baseadas em dados

Tomar decisões baseadas em dados é essencial. Veja 6 passos bem objetivos para não se perder no mar de informações, e agir.

Os 6 passos tomar decisões baseadas em dados, listadas abaixo, podem ajudá-lo a encontrar “quem, o quê, onde, quando e por quê” para aproveitar ao máximo dos dados. Mas tenha em mente que o ciclo de análise visual não é linear. Uma pergunta geralmente leva a outra, o que pode significar que você precisa voltar a uma dessas etapas ou pular para outra – levando a percepções valiosas.

Conheça os 6 passos para tomar decisões baseadas em dados

Passo 1 – Identifique os objetivos do seu negócio

Clareie os objetivos da sua organização. Isso pode ser específico, como aumentar o número de vendas e o tráfego do site, ou ambíguo, como aumentar o conhecimento da marca.

Isso o ajudará mais tarde no processo de escolher os principais indicadores de desempenho (KPIs) e as métricas que influenciam as decisões tomadas a partir dos dados.

Passo 2 – Faça pesquisas com os departamentos de sua empresa para obter informações relevantes

Colete informações a partir de todos os setores da organização para entender (ou estabelecer) as metas de curto e longo prazo. Esses inputs te ajudarão a orientar a implementação de seus planos e pautarão a análise do estado futuro – incluindo as funções, responsabilidades, arquitetura e processos, bem como as medidas de sucesso para compreender o progresso.

Passo 3 – Colete e prepare os dados que você precisa

Acessar dados confiáveis ​​e de qualidade pode ser um grande obstáculo se as informações de sua empresa estiverem em muitas fontes desconectadas. Depois de ter uma ideia da amplitude das fontes de dados em sua organização, você pode iniciar a preparação de dados.

Comece preparando fontes de dados com alto impacto e baixa complexidade. Priorize as fontes de dados com o maior público para que você possa causar um impacto imediato.

Passo 4 – Visualize e explore os dados

Visualizar seus dados é crucial. Representar seus insights de uma forma visualmente impactante significa que você terá uma melhor chance de influenciar as decisões da liderança sênior e de outros funcionários.

Tabelas, gráficos e mapas são uma maneira acessível de ver e compreender tendências, valores discrepantes e padrões nos dados.

Passo 5 – Desenvolva insights

O pensamento crítico com dados implica em encontrar insights e comunicá-los de uma forma útil e envolvente. A análise visual é uma abordagem intuitiva que pode te ajudar nisso.

Descubra oportunidades ou riscos que afetam o sucesso ou a solução de problemas. O JPMorgan Chase adotou uma solução analítica moderna para tomar decisões que são importantes para a saúde do banco. Ele obtém uma visão abrangente da jornada do cliente ao revisar as relações de linha de negócios (ou seja, produtos, marketing e pontos de contato de serviço) com os dados do cliente. Por exemplo, a equipe do Marketing Operations executa análises que influenciam as decisões de design para o site, materiais promocionais e produtos como o aplicativo móvel Chase.

Passo 6 – Compartilhe seus insights e faça algo a respeito deles

Depois de descobrir um insight, você precisa agir e/ou compartilhá-lo com outras pessoas para colaboração. Uma maneira de fazer isso é compartilhar painéis. Destacar insights importantes usando texto informativo e visualizações interativas pode impactar as decisões do seu público e ajudá-lo a tomar ações mais informadas em seu trabalho diário.

wconnect

Quer uma análise mais completa e profunda? A Datafy, lançada pela wconnect, é uma plataforma que utiliza o que há de mais avançado em big data, Inteligência Artificial (IA) e machine learning para analisar dados e te ajudar a enxergar as melhores opções para sua empresa.

Para mais detalhes sobre os 6 passos, clique aqui.

Foto: Franki Chamaki.

Artigo originalmente publico no altavista.news

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.