Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

A importância das comunidades digitais

Comunidades digitais, hoje, tem mais impacto que a mídia tradicional. Não estamos na “era da fake news” – a mídia tradicional é que perdeu o monopólio dela.

Por Redação em 20/06/2021

Comunidades digitais são importantes, mas como construir uma?

Muitos criadores de comunidades online têm mais seguidores e influenciadores do que os meios de comunicação tradicionais. A tecnologia deu a eles superpoderes. Eles são os novos agentes de poder na sociedade. Como Erik Torenberg os chama: “Reality Entrepreneurs” (empreendedores da realidade).

Quando você acerta, não apenas cria efeitos de rede tribal em seu produto, mas também cria relacionamentos duradouros com seus clientes e parceiros, levando a uma maior defensibilidade e, portanto, a um valor empresarial.

Comunidades digitais e inovação cultural

A construção de uma comunidade é muito importante agora, não apenas porque as pessoas estão sozinhas, mas porque estão confusas. Pessoas estão perdidas.

As pessoas costumam dizer: “Estamos na era das notícias falsas. Costumávamos ter apenas três canais de TV, tudo mundo pensava de forma semelhante e estava tudo ótimo.”

Não é exatamente a era das notícias falsas e mais que é a era de uma explosão de notícias. Veja bem, aqueles três canais de TV também publicavam notícias falsas, só que eles tinham o monopólio disso. Ou você acha que a Globo não estava espalhando fake news nos anos 90 enquanto havia poucas pessoas capazes de denunciar mentira ou meramente compartilhar outros pontos de vista?

Muitas pessoas implicam em muitas opiniões, e também em muitos fatos. O mundo é muito mais complicado do que aquelas narrativas que aqueles três canais a cabo nos fizeram acreditar. Portanto, a realidade, em um sentido muito importante, está à disposição de várias maneiras.

Na verdade, são as pessoas abandonando seu senso comum de realidade dominante que existe há muito tempo e criando novos. A confiança nas instituições está desmoronando ao mesmo tempo que crescem as plataformas para que as pessoas saiam de suas próprias bolhas e entrem em novas.

Os fãs não são apenas seguidores ou consumidores, mas também investidores no modelo de realidade desse líder. É a chamada teoria do caleidoscópio, onde a cultura se fragmenta em milhares de pedaços.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Daria Nepriakhina.

Artigo originalmente publicado em altavista.news

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.