Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Analista de inteligência de mercado: o que faz e como é a carreira

O pensamento estratégico está cada vez mais em alta nas empresas. Por isso, cada vez mais, estamos ouvindo falar em analista de inteligência de mercado.

Com demandas cada vez mais pontuais, muitas empresas buscam na pessoa do analista de inteligência de mercado, entender o sucesso ou insucesso de algumas ações tomadas por suas instituições ou empresas.

A área de BI (Business Intelligence) aposta cada vez mais em profissionais especializados e que fazem a diferença.

Entretanto, mesmo estando em alta, ainda existem poucos analistas de inteligência de mercado especializados. É o que diz o diretor de customer success da wconnect, Maurício Conti.

“O mercado está sim carente de analistas de inteligência de mercado, e para formar um bom profissional se precisa de pelo menos 2 anos de muitos estudos e trabalho”, aponta.

Entendendo a função: analista de inteligência de mercado

De acordo com o Blog da Plataforma Solution, um especialista na inteligência de mercado, por instinto, desenvolve suas capacidades criativas, além da confiança para enfrentar riscos e testar novas estratégias nos negócios.

“E para se sobressair, o analista de inteligência de mercado precisa ter bastante vontade, uma vez que a inteligência de mercado cresce juntamente com as inovações mercadológicas e tecnológicas”.

O que se espera de um profissional desses?

Na prática, o profissional de inteligência de mercado tenta responder questões complexas de um negócio, muitas vezes para ajudar o cliente a tomar decisões ou elaborar novas estratégias de negócio.

Isso deve ocorrer de forma estruturada, baseada em evidências, informações, cálculos e análises. Por isso ferramentas que contenham inteligência artificial podem ser usadas como base para o profissional desenvolver a capacidade analítica de dados.  

O mercado de atuação

O dia a dia exige de um analista de inteligência de mercado uma velocidade praticamente instantânea para a tomadas de decisões.

E isso reflete diretamente na redução de tempo para elaboração de análises e estudos, além de uma acumulação de informações vindas do mundo físico para o virtual, chamada de Big Data.

Um profissional de inteligência de mercado precisa estar capacitado para interpretar esses dados e, mais que isso, saber aproveitá-los da melhor maneira possível.

Para saber mais, clique aqui.  

Artigo publicado originalmente no altavista.news.

Foto: Alex Knight.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.