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As pesquisas de mercado podem ser realizadas para quais objetivos?

Ainda que o meio acadêmico seja onde as pesquisas são feitas com mais frequência, é no contexto empresarial que elas mostram mais aplicação prática.

Isso porque essa ferramenta pode ser utilizada para atender a diferentes objetivos, fornecendo respostas para desafios reais.

Ou seja, enquanto no cenário acadêmico um problema estudado pode existir ou não, no de mercado, as pesquisas só têm razão de existir a partir de um obstáculo concreto.

Em outras palavras: nas universidades, as pesquisas visam validar ou refutar teorias, ao passo que no mercado elas são usadas para apoiar decisões.

Confira a seguir quais são os objetivos mais comuns associados às pesquisas para fins de negócios.

Diagnóstico de mercado

Considere uma empresa que, face à queda nas vendas, resolveu entender melhor as causas por trás disso.

Para tanto, ela precisará compreender o que pode estar levando as pessoas a consumir menos, certo?

Assim sendo, ela poderá lançar uma pesquisa de mercado para diagnosticá-lo e, a partir daí, tomar as medidas mais adequadas à sua realidade.

Nesse contexto, ela pode descobrir que o desemprego entre os indivíduos que compõem o seu principal nicho de mercado aumentou.

Também pode servir para identificar se houve uma redução no mercado como um todo, ou seja, se há menos pessoas a serem atendidas em uma região de interesse.

Análise da concorrência

O benchmarking é uma conhecida técnica pela qual uma empresa decide o que fazer tendo como referencial erros e acertos de uma concorrente ou de um modelo considerado ideal.

Nesse caso, ela precisará de informações para identificar onde, como, quando e por que uma certa companhia chegou a um resultado.

Ela pode fazer isso coletando dados de acesso público ou indo a campo, perguntando diretamente às pessoas envolvidas.

Talvez seja o ponto de maior dificuldade, já que nem sempre dados sobre a performance de uma empresa são disponibilizados publicamente.

Hábitos de consumo

Mapear os hábitos dos clientes é fundamental para que uma organização possa oferecer o que os consumidores esperam em termos de soluções e produtos.

Talvez esse seja um dos objetivos mais frequentemente associados às pesquisas de mercado, em virtude da sua aplicação prática.

Uma empresa quer vender mais e, para isso, precisará saber o que as pessoas desejam comprar e quanto estão dispostas a pagar.

Dessa forma, nada mais adequado que começar identificando seus hábitos de consumo por meio de perguntas diretas.

Esse tipo de objetivo também pode auxiliar na definição de novas estratégias comerciais e até para justificar uma expansão ou retração.

Força de marca

Quanto mais conhecida é uma marca, mais clientes ela tende a conquistar.

Então, para medir esse parâmetro, nada mais indicado do que a tradicional pesquisa.

Ela ajuda não só a identificar se uma empresa é reconhecida pelo seu público como a avaliar de que maneira as pessoas se relacionam com ela.

Uma pesquisa de mercado pode também auxiliar a entender quais expectativas os indivíduos têm em relação às suas marcas preferidas.

Desse modo, ela é útil para redefinir estratégias, lançar novos produtos e serviços ou mesmo retirá-los do mercado, se assim precisar.

Satisfação dos clientes

De acordo com uma pesquisa da Juno, a segunda maior causa de inadimplência entre clientes é a experiência ruim, somada à insatisfação com os serviços prestados.

Não é por acaso que as empresas mais sérias enviam uma pesquisa relâmpago de satisfação sempre que um consumidor recorre ao SAC ou aos seus canais de ouvidoria.

Elas sabem que um cliente contente fala da marca para 10, enquanto um que é mal atendido fala para 100.

Por isso, a pesquisa de mercado para avaliar o quanto o consumidor está satisfeito com o atendimento recebido ou com os produtos adquiridos é tão relevante.

Ela ajuda não só a melhorar os pontos fracos como evitar que uma pessoa insatisfeita leve a público seu descontentamento, o que certamente arranhará a reputação e a credibilidade da marca.

Satisfação dos colaboradores

Outra coisa que as empresas mais antenadas sabem é que não só o público externo precisa ser “mimado”, afinal, o público interno é tão importante quanto o consumidor final.

Na verdade, os colaboradores são os primeiros clientes de um negócio, já que também consomem em algum grau seus produtos e serviços.

Além disso, é fato que empregados satisfeitos trabalham mais e melhor, o que acaba por repercutir junto ao consumidor.

Logo, uma pesquisa de mercado para avaliar o contentamento dos colaboradores é o primeiro passo para se chegar à satisfação das necessidades do cliente.

Artigo originalmente publicado no BLOG FIA

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