Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

As principais plataformas de BaaS em 2021

Quer saber quais são as principais plataformas de BaaS em 2021? Aqui está uma lista com 5 delas, incluindo detalhes sobre cada uma.

Por Redação em 20/09/2021

Banking-as-a-Service (BaaS) é exatante o que a tradução indica: banco como serviço. Ou seja, uma empresa fornece serviços que eram típicos de bancos para seus clientes, como cartões de débito ou empréstimos.

E quais são as principais plataformas de BaaS hoje em dia?

Matera Fintech BaaS

Hoje considerada uma das principais plataformas de BaaS do mundo, a Matera é também o maior provedor brasileiro de soluções de core banking.

Agora com a Matera Fintech BaaS, a empresa oferece serviços de pagamento para os clientes, que não tem a necessidade de montar a sua própria IP (Instituição de Pagamento), conhecida popularmente como Banco Digital. Assim, é possível validar modelos de negócios com pouco investimento e, posteriormente, estruturar a sua própria IP quando ganhar escala, sempre utilizando a melhor tecnologia do mercado.

Em 2020 a Matera anunciou parceria estratégicas com a Visa e a BPP, bem como um aporte R$ 100 milhões da Kinea Private Equity para apoiar sua internacionalização. Atualmente tem mais de 100 clientes, entre eles diversos bancos tradicionais e digitais, bem como fintechs – como o C6 Bank – varejo e demais instituições financeiras.

Valencio Garcia, da wconnect, explica “A Matera é, sem dúvida, a melhor plataforma presente hoje no Brasil”.

solarisBank

O solarisBank se autodenomina uma “empresa de tecnologia com licença bancária”. A startup sediada em Berlim possui uma licença bancária alemã e fornece uma plataforma BaaS que permite às empresas oferecer serviços financeiros totalmente digitais e compatíveis com a marca branca aos seus clientes finais.

A empresa está focada na construção de processos totalmente automatizados, fornecendo infraestrutura quase invisível aos usuários finais e criando um ecossistema digital global para que os clientes construam seus próprios produtos bancários escalonáveis.

Bankable

Entre as principais plataformas de BaaS está a Bankable, que é uma startup com sede em Londres focada em capacitar instituições financeiras, fintechs e outras corporações existentes a trazer novas soluções de pagamentos para o mercado. Suas soluções BaaS incluem um gerenciador de razão virtual, banco digital, programas de cartão de pagamento e carteiras eletrônicas.

Em abril de 2019, o Bankable anunciou uma parceria com a Visa para acelerar seu banco digital e outras soluções.

Treezor

Treezor é uma plataforma de core banking de marca branca (white label) baseada em API que opera como uma “solução de pagamento one-stop shop” tanto para receber quanto para emitir pagamentos e cobrindo todo o escopo de pagamentos.

A empresa facilita a gestão de pagamentos, permitindo a seus mais de 40 clientes fintech licenciados e não licenciados – incluindo neobanks , bancos profissionais e mercados – para fornecer a seus clientes serviços de pagamento personalizados, como transferências eletrônicas, transferências ponto a ponto (P2P), gerenciamento de contas, carteiras digitais, aquisição de cheques, bem como pré-pagos físicos e virtuais, débito e crédito cartões e Números de Conta Bancária Internacional (IBANs).

Fundada em 2016, a startup sediada em Paris tem a aprovação da Autoridade Francesa de Supervisão e Resolução Prudencial (ACPR), e é um STEP2 (SEPA) e membro principal das redes Mastercard. A Treezor foi adquirida pelo grupo Societe Generale em 2019 para acelerar a estratégia de inovação aberta da empresa-mãe, bem como a expansão internacional da Treezor na Europa.

11: FS Foundry

A empresa 11: FS Foundry, sediada no Reino Unido, está em processo de desenvolvimento de uma plataforma para oferecer recursos bancários centrais, alavancando tecnologia que elimina a necessidade de escolher entre agilidade e escalabilidade.

A empresa está procurando fazer atualizações e revisões de core banking – historicamente vistas como de alto risco, alto custo e, francamente, a serem evitadas – muito mais atraentes e escaláveis ​​para os clientes, diminuindo o custo, o tempo de colocação no mercado e as barreiras da infraestrutura arcaica.

Em meados de 2019, a empresa, que foi lançada um ano antes como subsidiária da 11: FS, anunciou que seu parceiro de investimento e primeiro cliente de empréstimo, DNB, havia se comprometido com uma segunda rodada de financiamento para o projeto.

Cambr

Formada em 2018 a partir de uma parceria entrea Q2 e a StoneCastle, a Cambr possui um serviço bancário full-stack e a maior plataforma de depósito distribuído do país (rede StoneCastle de mais de 800 bancos comunitários).

Embora não ofereça soluções BaaS totalmente prontas para uso como alguns de seus concorrentes, a Cambr oferece a infraestrutura básica necessária, aproveitando os pontos fortes de suas empresas parceiras fundadoras: ampla experiência no setor, ativos de tecnologia robustos e relacionamentos bancários estratégicos.

A empresa oferece atualmente contas de depósito básicas, conformidade, pagamentos, cartões bancários e de débito.

Para mais informações, clique aqui.


Foto: Eduardo Soares.

Artigo publicado originalmente altavista.news

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.