Blockchain e cibersegurança
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Blockchain e a cibersegurança: conheça a relação entre eles

Mais um ataque hacker no histórico do Ministério da Saúde. Há pouco menos de uma semana, o Ministério da Saúde teve seus sistemas invadidos. E na madrugada de ontem, o Ministério da Saúde sofreu novo ataque hacker.

Vamos direto ao ponto: na prática, esse novo ataque hacker significa que o sistema é bastante sensível.

Inicialmente, o Ministério da Saúde emitiu comunicado informando que o sistema interno estava em manutenção realizada pelo DataSUS. Mas logo em seguida o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou o novo ataque hacker.  

Desta vez, o ataque tirou completamente o sistema do ar. No entanto, de acordo com o ministro, as informações sobre Covid-19 foram preservadas. 

Cibersegurança by design

Os dois recentes ataques ao SUS, bem como o ataque ao sistema da saúde da Irlanda, em maio, e outros ataques divulgados pelos Laboratórios Fleury e aos Laboratórios Cristália, deixam claro que o modelo de cibersegurança atualmente adotado na área de saúde, tanto pelos governos como pelas empresas precisa ser repensado.

A Estônia em 2007 recebeu uma verdadeira tsunami de ataques cibernéticos. Em um só dia 58 importantes sites ficaram offline, incluindo sites do governo, da imprensa e alguns bancos.

Após apostar todas as fichas na segurança de dados descentralizados, a Estônia é referência global em cibersegurança.

Conta com o reforço extra do governo, o uso de identidade digital confiável para todos os cidadãos, linha de base de segurança obrigatória para todas as autoridades governamentais e um sistema central para monitorar, relatar e resolver incidentes.

Além disso, ainda adotou como prática utilizar blockchain para fechar o ciclo de segurança de dados. 

Simples Id, a carteira de saúde digital

Quando iniciamos o desenvolvimento da plataforma Simples Receita, que já evoluiu e foi rebatizada como Simples Id, pensamos na segurança dos pacientes e do processo como um todo.

Ora, era preciso guardar as informações a ponto de impedir que elas se tornassem públicas sem autorização do usuário. Do outro lado, tínhamos as receitas médicas, e precisávamos criar uma forma de torná-las registradas a ponto das farmácias aceitarem o documento digital para compra do medicamento.

E não é que conseguimos?!?

Criamos um sistema que revolucionou a relação entre médicos e pacientes. Com o uso de blockchain, criamos a carteira de saúde digital, o Simples Id, que armazena todo o histórico médico, hospitalar, laboratorial e clínico do paciente.

E voltando ao assunto tema deste artigo, e parafraseando meu grande amigo e sócio, Valencio Garcia, antigamente os países investiam em exércitos armados, hoje é preciso apostar na criação de um verdadeiro exército digital para combater crimes virtuais. 

Cibersegurança é um tema de altíssima importância para as empresas e para os governos.

Este artigo foi escrito por Mauricio Conti, founder Simples Id e CPO wconnect.


Foto: Tianyi Ma.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.