Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Como o Big Data pode turbinar o Compliance da sua Empresa

Por Thamires Cruz

Com as informações divulgadas pelo banco Itaú referente a demissão de 50 funcionários que solicitaram o Auxílio Emergencial, indo contra as normas internas da instituição, o uso da análise de bancos de dados para compliance ganhou holofotes. Mas afinal, o que é compliance? O termo compliance vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade. Na prática, corresponde a agir de acordo com conjunto de regras, instruções internas ou simplesmente estar em conformidade com leis e regulamentos.

As soluções em Big Data já são amplamente conhecidas para a finalidade de alavancar vendas, mas pouco se fala de seu uso para mitigar riscos e seu papel fundamental na execução das políticas de conformidade das empresas. Com a homologação das leis da Empresa Limpa e contra Lavagem de Dinheiro, as organizações têm se dedicado cada vez mais na prevenção de irregularidades, com isso,  conhecer e monitorar o panorama completo dos riscos se torna fundamental para conseguir mitigá-los em tempo.

Neste processo, as organizações se deparam com um grande volume de informações, muitas vezes de fontes distintas, para análises e tomada de decisão. Embora o conjunto de regulamentos seja estipulado individualmente para as empresas, alguns aspectos costumam ser comuns nestas análises:

  • Análise do quadro societário;
  • Doações políticas;
  • Envolvimento com trabalho escravo;
  • Mudança de endereço ou CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
  • Participação em listas de sanções (CEPIM, CEIS, CNEP);
  • PEP – Pessoas Expostas Politicamente;
  • Processos judiciais;

Neste aspecto, as tecnologias, como as de Big Data Analytics e Machine Learning, permitem automatizar e garantir inteligência em todas as etapas da gestão de riscos e compliance. Vale lembrar que quanto mais rápidas e atualizadas forem as análises, maiores são as chances de identificar e se prevenir contra possíveis irregularidades.

Outro aspecto importante é lembrar de que cada pessoa jurídica ou instituição é formada por pessoas físicas, por isso, utilizar uma ferramenta que esteja de acordo com a lei LGPD também se torna um aspecto fundamental.

É necessário que as empresas saibam lidar com o enorme volume de dados gerados, pois é certo que eles irão aumentar cada vez mais. Solicite uma demonstração de nossa ferramenta e entenda na prática todas as vantagens do uso de Big Data para Compliance!

Foto: Scott Graham

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.