Compliance fiscal é um assunto bastante debatido nas empresas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Compliance Fiscal na empresa e na cadeia de fornecedores

Compliance é um assunto bastante debatido atualmente pelas empresas, pois é grande a preocupação com a reputação dos negócios. E isso abrange, inclusive, a cadeia de fornecedores.

Ou seja, o compliance fiscal de uma empresa também precisa incluir o seu ecossistema. Desta forma, as organizações estão buscando, cada vez mais, negócios transparentes e que não gerem dúvidas, principalmente naquilo que diz respeito às condutas.

Em outras palavras, uma empresa preocupada com compliance é uma empresa que estende esta preocupação para clientes e fornecedores.

Com isso, a gestão de riscos de parceiros também faz parte da hierarquia empresarial.

Compliance fiscal na prática

As novas regulamentações e obrigações legais – como SPED, Lei Anticorrupção, entre outras – exigem que a empresa se preocupe também com fornecedores e, principalmente, com a terceirização dos negócios.

Os riscos inerentes ao relacionamento na cadeia produtiva mostram o quanto é importante que a empresa, fornecedores e terceiros sigam determinados procedimentos e regras a fim de manter a integridade dos negócios.

Na prática, é preciso manter o alinhamento interno e acompanhar as políticas de governança e compliance de todos os parceiros.

Um estudo realizado pela Thomson Reuters entrevistou 1.132 empresas em nove países. O resultado revelou que, surpreendentemente, apenas 55% das empresas brasileiras pesquisadas fazem uma análise de risco dos seus parceiros subcontratados.

O que isso significa? É simples! Se uma empresa terceiriza um trabalho para uma segunda empresa e esta sonega impostos ou utiliza a prática de pagamento indevido de valores, se isso for tornado público, pode afetar sensivelmente a reputação da empresa contratante.

E mais que isso, ela ainda terá que administrar uma crise interna, além de ter que administrar a crise externa. 

A tecnologia na prática de compliance

O Revizia é uma plataforma que alia compliance fiscal e inteligência contábil para resultar em assertividade nos processos.

Em outras palavras, a solução faz a identificação de possíveis erros, aponta os caminhos para solucioná-los e resulta em economia para a empresa.

Isso porque evita que a empresa envie informações erradas ao fisco e, com isso, evita possíveis multas e autuações.

Além do compliance fiscal, o Revizia é responsável também pelo cruzamento de informações capazes de identificar oportunidades de recuperação fiscal para a empresa. Mas esse é o assunto do próximo artigo.

Para saber mais, clique aqui.

Por Valêncio Garcia.


Foto: Jeremy Bishop.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.