Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Ferramentas para segmentação de clientes

Quando falamos em segmentação de clientes, estamos falando principalmente na estratégia de atuação de uma empresa ou instituição.

 Em outras palavras: qual o posicionamento que a empresa deve ter e para qual público quer vender ou oferecer seus produtos e serviços?

O principal objeyivo da segmentação de clientes é entender como o cliente quer ser tratado.

De acordo com o Sebrae SP, na maioria das vezes, clientes gostam de se sentir únicos. Mas o que é preciso fazer para que eles se sintam assim?

Primeiramente, incorporando a segmentação na sua estratégia de negócios. Afinal, é quando descobrimos qual o público que desejamos alcançar que descobrimos também a capacidade de oferecermos o produto ideal para este cliente. E ele, por sua vez, se torna fiel, compra outras vezes e passa a indiciar a sua empresa ou instituição.

A segmentação de clientes enquanto “ferramenta”

Agora que você já sabe que a segmentação de clientes irá auxiliá-lo na classificação dos seus clientes de acordo com alguns critérios de segmentação (preferência e volume de compra, região, idade, estilos de vida, etc.), é possível ser mais assertivo na hora de concentrar os esforços, principalmente no que diz respeito a divulgação e ao marketing.

Para conhecer melhor o cliente, o próprio empresário deverá definir os critérios.

Por exemplo, a idade é um critério bastante importante para uma loja de roupas: seu produto é direcionado para jovens, adultos ou idosos? Defina também um comportamento comum como: amantes de motociclismo ou fãs de música erudita. Ou ainda uma circunstância temporária como: pais de filhos recém-nascidos, vestibulandos ou noivos e recém-casados.

Um aliado nessa busca da segmentação perfeita é o uso de big data e inteligência artificial. Sim, sabemos que hoje existem inúmeros perfis de clientes e a segmentação se torna, de certa forma, cada vez mais ampla. Justamente por isso é preciso contar com a ajuda da tecnologia.

A parte boa nisso tudo é que existem empresas especializadas neste quesito, como a wconnect, por exemplo.

wconnect é líder nacional no uso de big data para inteligência de negócios.

Artigo Original: altavista.news

Foto: Ricardo Arce.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.