Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Inteligência de Mercado: profissão está em alta

Antigamente não se falava em inteligência de mercado e estratégia de negócios. Hoje em dia, os termos estão popularizados, não somente entre o empresariado.

Antigamente não se falava em inteligência de mercado e estratégia de negócios. Hoje em dia, estes termos estão cada vez mais comuns. Além disso, não apenas somente entre o empresariado.

Atualmente, muitos profissionais estão se especializando no assunto. Por isso, o mercado promete se tornar cada vez mais atrativo para este tipo de estratégia.

Inteligência de mercado

Gerenciar e estruturar atividades relacionadas à inteligência de mercado exige analisar todos os pontos que envolvem o setor em questão. Ou seja, envolve analisar a concorrência, os consumidores, as tendências e os diversos cenários que envolvem o mercado em questão.

Assim, somente assim, torna-se possível definir as melhores estratégias para subsidiar as áreas de marketing, comunicação e a área comercial em si.

O grande objetivo da inteligência de mercado é compreender onde você está inserido e onde você pretende chegar. Depois, começa a busca por melhores oportunidades de negócios para o crescimento da empresa.

Para o diretor de customer success da wconnect, Maurício Conti, a função está em alta e os profissionais mais qualificados é que se destacam neste mercado.

Formação de profissionais

Hoje em dia, quanto mais conhecimento técnico um profissional tiver, em teoria, mais qualificado ele se torna para desempenhar determinado papel.

De acordo com o Catho, site de empregos e guia de profissões, um profissional de inteligência de mercado tem a função estratégica de apoiar as decisões e os posicionamentos tomados pela empresa.

Interessado? A Fundação Getúlio Vargas é justamente uma das instituições que formam profissionais de inteligência de mercado. Embora a ementa do curso da instituição seja ampla, os alunos, por hora, se especializarão na importância da pesquisa de mercado para as decisões gerenciais.

Outro grande diferencial é que o foco está nos métodos utilizados, ao mesmo tempo, nas formas de análise dos resultados.

A proposta da FGV é que o aluno desenvolva uma ampla visão sobre o mercado, identificando as demandas em situações de constante inovação e atualização tecnológica.

Artigo publicado originalmente no altavista.news

Foto: Jose Vazquez.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.