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Inteligência de Negócios: O que é e como implementar

Inteligência de Negócios ou BI (Business Intelligence). Para implementar é preciso entender o conceito e partir para a prática.

Quantas vezes você já ouviu falar em inteligência de negócios nos últimos tempos? Inovação, tecnologia, também estão nestas listas. Foi pensando nisso que o Blog e-gestor preparou um material especial sobre o conceito de inteligência de mercado na prática.

Antes de tudo, Inteligência de Negócios ou BI, do inglês: Business Intelligence. Para implementar no seu negócio, é preciso entender o conceito e partir para a prática.

Mas afinal, o que é o Business Intelligence?

De acordo com o blog eGestor, é a união perfeita de: ferramenta de gestão, software, área da administração, big data, analytics e inteligência artificial.

Muita calma nessa hora, parece complicado, todavia a gente descomplica.

“Tudo se resume a interpretar dados das transações da empresa para gerar informações que possam ser usadas pelo gestor”.

Sensacional, né? Essas transações da empresa são todos os registros gerados pela própria operação da empresa. É como se fosse uma auditoria constante que a empresa usa para melhorar sua gestão.

Por exemplo, cada venda concluída gera uma série de dados, que vão desde o perfil dos clientes até informações sobre valor e data da compra.

Tais dados podem, e no caso o Business Intelligence devem, ser utilizados a favor da empresa.

“Dessa forma, partir do histórico de todos esses dados é possível fazer um diagnóstico da situação da empresa. Saber, por exemplo, se as vendas estão crescendo ou caindo, e qual o motivo”.

Não parece fantástico ter um “perfil” completo? Pois bem, as vezes isso pode até parecer simples, mas um bom software de BI pode identificar padrões que um funcionário ou outra pessoa demorariam muito tempo para identificar.

Inteligência de Negócios na prática

O blog eGestor detalhou o assunto ainda mais. Acompanhe este pensamento deles:

Se imaginarmos um cenário em que o faturamento vem apresentando queda, concluímos que identificar qual o motivo dessa queda pode ser um grande desafio. São inúmeras as possibilidades, podemos citar algumas:

  • Menos clientes conquistados;
  • Vendas com valores menores;
  • Clientes importantes comprando menos;
  • Produtos que estão com menos procura;
  • Excesso de descontos;

Agora, imagine que o motivo seja um mix desses problemas. Por exemplo: algum vendedor perdendo muitos clientes por mal atendimento e ao mesmo tempo um produto importante perdendo atratividade no mercado. Num caso como esse, apenas um software pode identificar de forma imediata o que está acontecendo. Com essa capacidade, ele permite que você faça uma correção de rumo muito antes do que seria possível apenas pela observação humana.

Artigo Original: altavista.news

Foto: Krakenimages.

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