https://unsplash.com/@imgix?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O que é e para que serve Big Data?

Big Data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados, mas afinal para que serve Big Data?

Nós já falamos sobre o a definição de Big Data aqui no altavista.news, e certamente você deve ter acompanhado. Agora vamos falar um pouco sobre a sua funcionalidade. Afinal, para que serve o Big Data?

De acordo com a Oracle, para entender as suas funcionalidades, é preciso ter o conceito na ponta da língua.

A definição é: “Big data são dados com maior variedade que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior. Isso é conhecido como os três Vs”.

Em suma, big data é um conjunto de dados maior e mais complexo alimentados por diversas fontes.

Um ser humano possivelmente não compreenderia um volume tão grande, ou levaria muito tempo para isso. Por isso, muitos profissionaus utulizam a inteligência artificial para analisar e quantificar essas informações. Inclusive, um software tradicional de processamento de dados também não conseguiria gerenciá-los.

Esses grandes volumes de dados podem ser essenciais para resolver problemas de negócios, por exemplo.

Entre os “Vs” do big data, os mais importantes são: volume, de volume de dados; velocidade, afinal a velocidade de rebecimento e administração dos dados faz toda a diferença; e por fim, variedade, pois refere-se aos vários tipos de dados disponíveis.

Com a evolução do big data, mais dois “Vs” surgiram: valor e veracidade.

Para que serve Big Data?

Nos dias de hoje, o big data se tornou essencial. As maiores empresas de tecnologia do mundo usam os megadados para analisar o comportamento do consumidor e, assim, oferecer as melhores soluções em forma de produtos.

Ao contrário do que era antigamente, os avanços tecnológicos permitiram a redução exponencial do custo de armazenamento e computação de dados. É o que faz a Oracle, que afirma inclusive que com um volume maior de big data, ele se torna mais barato e acessível.

Outra grande vantagem do uso de big data permite é que ele torna as decisões de negócios cada vez mais precisas.

“Encontrar valor em big data não é só uma questão de analisá-lo (o que é um outro benefício). É um processo de descoberta completo que exige analistas perspicazes, usuários de negócios e executivos que fazem as perguntas certas, reconhecem padrões, fazem suposições bem-informadas e preveem comportamentos”, completa a Oracle.

Foi por volta de 2005 que as pessoas começaram a perceber a quantidade de usuários de dados gerados pelo Facebook e YouTube, por exemplo. Além dos dados gerados por outros serviços on-line.

Também em 2005 surgiu o Hadoop, uma estrutura de código aberto que armazena e analisa grandes conjuntos de dados. O NoSQL também começou a ganhar popularidade nesse período.

O volume e a acessibilidade de dados

“O desenvolvimento de estruturas de código aberto, como o Hadoop, (e, mais recentemente, o Spark) foi essencial para o crescimento do big data, porque elas tornaram o trabalho com big data mais fácil e seu armazenamento mais barato”.

Segundo a Oracle, foi nos anos seguintes que o volume do big data disparou. Assim, os usuários ainda estão gerando grandes quantidades de dados, mas não são somente usuários humanos que estão fazendo isso.

“Com o advento da Internet das Coisas, mais objetos e dispositivos estão conectados à internet, reunindo dados sobre padrões de uso do cliente e desempenho do produto. O surgimento do machine learning produziu ainda mais dados”.

Para saber mais sobre o assunto e ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Imgix.
Artigo Original: Altavista News

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.