Geomarketing
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O que é Geomarketing e como ele é utilizado?

Geomarketing é a arte de usar a localização de usuários (tanto atual quanto anteriores) a favor da divulgação de um serviço ou produto.

Geomarketing é o ato de responder: qual é a localização do seu público-alvo e em quais horários, para otimizar campanhas e ações de ativação. Dentre as possibilidade de Geomarketing temos: Geotargeting, Geofencing, Geotagging, Geofiltros e mais!

Por meio do seu endereço IP ou do GPS ativado no celular, você oferece dados valiosos para as empresas. Por exemplo, se você esteve em diversos bares no último mês, é razoável assumir que você provavelmente gosta de sair à noite com os amigos, certo?

Para que estratégias de geomarketing funcionem, elas precisam do apoio do big data. Afinal, dados sobre localização dos usuários são a sua matéria-prima.

“Em tempos como este que vivemos, com a redução dos orçamentos das empresas, é necessário utilizar o big data e o geomarketing para otimizar a verba de anúncios e também para focar as ações de prospecção da força de vendas”, afirma Maurício Conti, CDxO da wconnect, de São Paulo, especializada no uso de big data e geomarketing.

Vamos entender melhor, então, como o geomarketing pode ser útil para as suas estratégias de marketing!

Quer saber como o Geomarketing é utilizado? Conheça seus “filhotes”

Geotargeting

Geotargeting é a estratégia de segmentar públicos de acordo com sua localização.

Assim, uma campanha pode ser segmentada, por exemplo, de acordo com o país onde as pessoas moram ou o bairro onde trabalham.

Talvez você já tenha acessado uma página e recebido uma notificação como essa: “esse site deseja saber a sua localização”. Mas por que ele quer saber isso?

Obviamente, para oferecer conteúdos personalizados a você, de acordo com a sua localização no momento.

Geofencing

Esta estratégia consiste em oferecer conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do usuário. Quando o dispositivo entra em uma área determinada pela empresa, a pessoa recebe um conteúdo por meio de uma notificação no celular.

Usuários do sistema Android, por exemplo, recebem informações sobre o trânsito em suas proximidades ou sobre o restaurante que estão visitando naquele exato momento.

Outro exemplo de Geofencing seria um comerciante que disparar uma notificação com um cupom de desconto para pessoas que estão próximas de seu estabelecimento.

Geotagging

Geotagging é a marcação da localização do usuário em uma publicação. Como quando você entra no Facebook e vê que um amigo postou uma foto com a localização do restaurante onde estava.

Para os negócios, o principal benefício é a divulgação espontânea da sua marca. Além disso, as publicações servem também como um feedback para o negócio, já que as pessoas relatam suas percepções sobre o estabelecimento.

Geofiltros

A possibilidade de inserir filtros em fotos e vídeos é uma das marcas da rede social Snapchat. Os usuários utilizam esses filtros para mostrar que estavam em um determinado local.

O mais interessante é que os próprios negócios podem criar Geofiltros, com a identidade da sua marca, para quando os usuários estiverem no seu estabelecimento ou no seu evento.

Artigo Original: altavista.news

Foto: Henry Perks.

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