Curva de Laffer e recuperação de impostos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Recuperação tributária: como ela funciona na prática?

A recuperação tributária, também conhecida como recuperação de impostos, se refere às taxas e contribuições pagos por uma empresa, mas que, de certa forma, foram estabelecidas de forma ilegal pelo governo.

Mas o que isso significa? Vamos por partes.

De acordo com Cristiane Soares Mendes, em artigo publicado no JusBrasil, todas as empresas têm direito à recuperação tributária, independentemente de serem públicas ou privadas.

“Existem diferentes maneiras de o governo estabelecer tributos ilegais. Por exemplo, existe o princípio da anualidade, segundo o qual um tributo novo só pode vigorar um ano depois de sua publicação. Uma alíquota só pode ser aumentada por lei, jamais por portaria”.

De acordo com a publicação, toda vez que surgem tributos contrariando essas regras, é preciso estar alerta, pois eles estão sendo estabelecidos de forma ilegal.

E é justamente neste momento em que entra a recuperação tributária.

Curva de Laffer

Valêncio Garcia, CS0 na wconnect, cita a teoria desenvolvida por Arthur Laffer, para demonstrar o quanto o governo brasileiro cobra de impostos além do previsto.

“O economista e estudioso americano, provou matematicamente, até onde o governo consegue aumentar as taxas de impostos sem diminuir às receitas”.

Esta é a famosa teoria da Curva de Laffer que diz que o teto máximo para cobrança de impostos sem comprometer a receita da empresa é de 33%.

O Brasil é famoso no mundo inteiro pela grande carga tributária que cobra de seus contribuintes. Hoje são mais de 403 mil normas tributárias ativas no Brasil, segundo o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.

Além da complexidade e quantidade gigantesca de leis, muitas são contraditórias de estado para estado.

“Assim sendo, é impossível um Contador ou Tributarista, por mais atualizado que esteja, entender e aplicar a melhor forma da lei que favoreça o contribuinte”.

O fato é que as empresas brasileiras pagam imposto demais e isso compromete, em muitos casos, a saúde financeira da empresa em questão.

“Por isso é importante saber que existe o recurso da recuperação tributária”, explica.

Recuperação tributária: como proceder?

Em outras palavras, a recuperação tributária demanda um levantamento integral de todos os tributos que foram pagos excessivamente

Diante disso, torna-se necessário fazer a correção monetária e os valores devem ser atualizados, aplicando-se sobre eles a taxa básica de juros

A recuperação tributária se dá principalmente pela compensação dos tributos que foram pagos. Essa compensação só pode ser realizada com tributos da mesma espécie. Assim, o imposto de renda pode ser compensado com outros tributos federais, o salário educação pode ser compensado com INSS, e assim por diante.

Uma informação bastante importante é que uma empresa em recuperação de tributos poderá adquirir certidão negativa de débito durante a compensação tributária.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


Foto: reprodução.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.