Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Solução desenvolvida pelo CPQD e wconnect cria carteira digital para prescrições médicas

Baseada em tecnologia blockchain, solução Simples Receita dá ao paciente o controle sobre o acesso aos dados de seu histórico médico

Uma plataforma que funciona como carteira digital onde podem ser guardadas todas as prescrições de medicamentos, vacinas e o histórico médico do paciente – que tem o controle sobre o acesso às suas informações. Essa é a ideia por trás da solução Simples Receita, que acaba de ser desenvolvida pelo CPQD em parceria com a startup wconnect, especializada no uso de big data para inteligência de negócios.

O objetivo do projeto – que contou com o apoio da EMBRAPII – foi dar mais segurança e confiabilidade à prescrição digital de receituário médico, por meio da utilização de tecnologia blockchain. “A vantagem da solução é que ela permite guardar os dados recebidos de qualquer sistema de prescrição de receitas, via rede blockchain”, afirma Maurício Conti, fundador da wconnect. “E quem controla o acesso a esses dados é o próprio paciente, o que evita a perda das informações caso ele troque o plano de saúde, por exemplo, além de estar alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, acrescenta.

Conti enfatiza que o conceito adotado no Simples Receita é o de Open Health, com base em uma rede blockchain aberta que deverá reunir médicos, pacientes e também farmácias que realizam vendas pelo e-commerce. A adesão à solução (onboarding) passa por um processo de identificação e autenticação simples e bastante seguro. Segundo o fundador da wconnect, a rede blockchain já foi criada e utilizada por um grupo de médicos e pacientes que participaram de um teste piloto. “A solução já está disponível para comercialização para o mercado de redes de hospitais, planos de saúde e sistemas de prescrição digital de receitas”, afirma.

Fernando Marino, líder técnico em Blockchain do CPQD, destaca uma inovação importante da solução: a integração da prescrição digital de medicamentos, emitida via rede blockchain, com o certificado digital do médico no padrão ICP-Brasil. A exigência desse certificado foi instituída por lei, no final de setembro, para receitas de medicamentos controlados e atestados médicos emitidos em meio eletrônico – como teleconsultas. 

“A solução está pronta para atender essa nova exigência legal, o que significa que o médico poderá emitir a receita de um medicamento controlado, com sua assinatura digital qualificada, e que o paciente poderá enviar essa receita diretamente para o e-commerce da farmácia, tudo pela rede blockchain”, explica Marino. “Além disso, uma das vantagens inerentes ao uso da tecnologia blockchain é o registro da receita médica na rede, o que garante que ela será utilizada uma única vez e permite à farmácia vender o medicamento controlado pelo e-commerce”, conclui.

Sobre o CPQD

O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.