Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Tipos de pesquisas de mercado: como fazer uma pesquisa de mercado na prática?

Bons motivos não faltam para realizar uma pesquisa de mercado em sua empresa, não é?

Seja qual for o seu objetivo, tenha certeza de que, com uma pesquisa bem estruturada, eles ficarão mais próximos de serem atingidos.

No entanto, não basta apenas fazer perguntas aleatórias ou baseadas no que você acha que pode dar certo.

Pesquisa de mercado é uma ferramenta e, como tal, existe todo um conjunto de técnicas que precisa ser dominado antes de utilizá-la.

Veja na sequência como fazer isso em um passo a passo simples e direto.

1. Objetivos

Não existe pesquisa que não seja precedida de um ou mais objetivos claros.

Por isso, o primeiro passo a ser dado é definir o que você pretende descobrir com as perguntas que serão feitas.

Alguns exemplos de objetivos que você pode explorar:

  • Saber qual é a marca preferida dos consumidores de uma região
  • Identificar tendências ao levantar as expectativas dos clientes
  • Conhecer o perfil demográfico das pessoas de uma localidade
  • Levantar dados para justificar uma expansão.

Um aspecto muito importante é que os objetivos devem ser mensuráveis e, sempre que possível, do tipo SMART.

2. Amostragem

Depois da definição dos objetivos e de identificar qual é o público a ser abordado, é hora de selecionar uma amostra que seja representativa do local ou perfil a ser pesquisado.

Nesse caso, a equação é simples: quanto maior e mais qualificada é a amostra, mais precisos serão os resultados e mais fidedigna a pesquisa será.

3. Coleta de dados

A já destacada pesquisa do IBGE é feita ao vivo e a cores, com os recenseadores indo aos domicílios para levantar os dados.

No entanto, há outras formas mais rápidas e práticas de se coletar informações, entre elas, o uso de questionários online por meio de plataformas como o Google Forms.

4. Resultados

Depois da pesquisa feita, é hora de analisar os resultados, cruzando-os com outras pesquisas complementares ou, se possível, submetendo-os à análise por softwares.

Artigo originalmente publicado no BLOG FIA

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.