criatividade no mundo dos negócios
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

wconnect e a criatividade no mundo dos negócios

Passados quase dois anos desde o início da pandemia, com o número de novos casos de Covid-19 cada vez mais baixos, é chegada a hora de retomar a rotina corporativa. Ou, pelo menos, parte dela.

Enquanto muitas empresas chamam suas equipes de volta ao escritório, outras optam pelo modelo híbrido. Mas o que mudou na vida profissional e na rotina destes colaboradores? 

O fato é que agora empreendedores, líderes e gestores, assim como seus liderados, devem se adaptar à nova realidade. E desta vez entra na pauta o modelo híbrido de trabalho, mesmo que ainda não totalmente regulamentado pela legislação brasileira.

O momento pede inovação. 

Modelo híbrido

Na prática, o modelo híbrido permite que um funcionário ou colaborador divida suas horas de trabalho entre a casa e o escritório. 

Embora este seja um modelo bastante em alta agora, o mérito do modelo híbrido não é todo da pandemia não. 

Nós mesmo, aqui na wconnect, já adotamos o modelo há quase 10 anos. 

A tecnologia atual nos permite trabalhar em qualquer parte do mundo, principalmente quando falamos de profissionais das áreas de tecnologia e comunicação, por exemplo. Os nômades do mundo atual são os digitais.  

Aqui em São Paulo, muitas empresas estão optando pelo modelo tradicional, em que o funcionário ou colaborador retoma a rotina administrativa na empresa. 

Na wconnect, empresa especializada em big data analytics, carteira de saúde digital (Simples Id) e outras soluções tecnológicas, humildemente liberada por mim e pelo Valencio Garcia, optamos pelo modelo híbrido há bastante tempo, como disse antes.

Nossos colaboradores que moram em São Paulo trabalham remotamente três dias na semana. Os outros dois, eles estão com a gente no escritório. Esse nosso posicionamento nos permitiu ainda a contratação de profissionais em outras cidades pelo Brasil todo.

Temos colaboradores que trabalham 100% home office e vivem no interior de São Paulo, em Minas Gerais, em Santa Catarina e até no Mato Grosso. 

Temos nossas reuniões, nossos encontros virtuais e até os presenciais.

E, apesar de termos optado pelo modelo híbrido, o momento também pede empatia.

Sabemos que cada um da nossa equipe tem suas famílias, tem a questão do deslocamento, a exposição desnecessária, e muitos outros fatores.

O home office possibilitou aquele tempinho extra com os filhos, os pais, e os irmãos, por exemplo. Há quem diga que na hora do almoço dá até pra fazer aquele bolinho para o lanche da tarde. 

Outro dado bastante relevante está relacionado aos resultados. Colaboradores felizes produzem mais. Parece estranho falar isso, mas sabe aquela questão do salário emocional? É sobre isso.

Muito além da remuneração, dos pufes coloridos e das salas de jogos (ao estilo google), está o reconhecimento (inclusive o financeiro), a empatia e uma liderança acolhedora. 

Apesar de pouco usada no momento atual, a palavra compaixão ainda tem um grande significado no mundo corporativo. Você não acha?!

Mauricio Conti é Engenheiro de Computação, founder do Simples ID, CPO wconnect, Conselheiro Administrativo, Profissional de tecnologia e Saúde Digital, influenciador digital nas áreas de Blockchain e NFT.


Foto: Kabita Darlami/ Unsplash.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Participe do canal exclusivo da wconnect no Telegram.  Lá você recebera todas as novidades sobre Big Data, Inteligência de Mercado, Machine Learning e muito mais.

Google Notícias é um agregador de notícias e aplicativo desenvolvido pela Google. Siga o perfil da wconnect e receba todas as notícias diretamente no seu celular.

Artigos Relacionados

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

E-book Gratuito
COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA EM ANALYTICS
capa-ebook-como-alavancar-sua-carreira-em-analytics-wconnect-lavoremio

Preencha abaixo para
receber o material

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.